A empresa de logística VLI, que opera ferrovias, portos e terminais, e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI) inauguraram um corredor de importação de fertilizantes no Arco Norte no Porto do Itaqui, em São Luís (MA). O projeto conta com investimentos conjuntos de aproximadamente R$ 400 milhões e tem capacidade para movimentar até 1.5 milhão de toneladas do insumo por ano. Segundo as empresas, os testes operacionais do corredor foram realizados no fim de 2022, e, em 2023, mais de 100 mil toneladas de insumos para fertilizantes já foram transportadas pelo corredor.
Rota
A rota está projetada para atender produtores dos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal. O carregamento é realizado pela COPI, em São Luís, e a carga segue por ferrovias VLI até uma estrutura projetada e construída pela COPI para recepção, armazenagem e expedição de fertilizantes, no Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), no Tocantins.
Cadeia de negócios
“A inauguração do corredor de fertilizantes é mais uma mostra do compromisso da VLI com a geração de valor na cadeia de negócios dos nossos clientes e um grande estímulo ao fortalecimento da infraestrutura logística do Arco Norte do País”, afirmou, em nota, o CEO interino e Diretor-Executivo Financeiro, de Supply Chain e de Serviços da VLI, Fábio Marchiori. A VLI é o principal “player” no transporte ferroviário de insumos para fertilizantes, com movimentação anual de cerca de 10 milhões de toneladas. “Temos certeza de que este novo fluxo será o catalisador do crescimento do agronegócio na região Centro-Norte do País, contribuindo fortemente para o seu desenvolvimento socioeconômico”, completou o CEO da COPI, Guilherme Eloy.
Corredor logístico
O corredor logístico de fertilizantes é parte de um projeto de criação de um grande polo industrial no Terminal Integrador de Palmeirante, que tem área de cerca de 230 hectares, com possibilidade de arrendamento de terreno para produtores de fertilizantes, tradings do agronegócio e outros setores. O primeiro grande investimento no polo industrial foi anunciado em fevereiro, pela Mosaic Fertilizantes, que investirá R$ 400 milhões em uma unidade de mistura, armazenagem e distribuição a ser instalada no terminal da VLI.