O setor agrícola continua com o pé no freio quando se trata de comprar novas máquinas. As indústrias repassaram apenas 271 unidades de colheitadeiras para as distribuidoras no mês passado, um número 39% inferior ao de igual período do ano passado.
Com essa redução, as vendas acumuladas de janeiro a agosto ficam em 2.616 unidades, 31% menos do que as de igual período do ano passado, segundo dados provisórios do mercado.
O produtor pisa no freio devido às incertezas com a safra 2015/16. Os preços das commodities caem e, além disso, o crédito está mais restrito neste ano e com taxas mais salgadas.
As vendas das indústrias se limitam, em grande parte, aos produtores que estão com investimentos em andamento. Nesses casos, as compras já estavam programadas.
Assim como as vendas de colheitadeiras, as de tratores também têm intenso recuo. No mês passado, foram comercializadas 3.625 unidades, somando 27,6 mil no ano.
O ritmo atual das vendas fez com que as indústrias colocassem 33% menos tratores nas revendas em agosto e 27% menos no acumulado dos oito primeiros meses do ano.
Fonte: Folha de S. Paulo