Trump anuncia plano de assinar acordo comercial EUA-China

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai assinar a primeira fase do acordo comercial China-EUA em 15 de janeiro de 2020. Os Estados Unidos e a China estão em disputa comercial desde 2018, quando o país asiático elevou as tarifas de importação em 25% sobre a soja dos EUA como retaliação aos direitos dos EUA sobre produtos chineses.

No mês passado, os dois países concordaram com um acordo comercial preliminar para pôr um fim às questões comerciais. Em um tweet na terça-feira, 31 de dezembro, Trump disse que assinará um “acordo comercial muito amplo e abrangente com a China no dia 15 de janeiro. Representantes de alto nível da China estarão presentes. Mais tarde, irei a Pequim, onde as negociações começarão na segunda fase!”.

Segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), a primeira fase do acordo exige reformas estruturais e outras mudanças no regime econômico e comercial da China nas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, agricultura, serviços financeiros e câmbio. Além disso, inclui um compromisso da China de que fará compras adicionais substanciais de bens e serviços dos EUA nos próximos anos.

Os Estados Unidos cortarão certas tarifas contra a China, bem como a ameaça de novas tarifas. Embora Trump tenha confirmado os planos de assinar o acordo comercial, a China ainda não se comprometeu publicamente com as principais questões do acordo, segundo a Reuters. Se a assinatura for realizada conforme anunciado via Trump, não está claro quem representaria a China na assinatura da primeira fase do acordo comercial.

 

Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp