Transporte fluvial de trigo aumenta

O transporte fluvial de trigo está aumentando na América Latina, principalmente entre o Brasil, Paraguai e Uruguai. Segundo o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, essa modalidade de transporte começou no Paraná e está se intensificando para o oeste brasileiro, além da Argentina que vem investindo no processo.

Percebendo isto, um grupo argentino está adquirindo uma área no porto para quintuplicar a capacidade do porto de Murtinho. Com mais dois terminais, volume passará de 460.000 toneladas de grãos por ano para 2 milhões de toneladas até 2020. Os investimentos projetados para a ampliação do terminal portuário atual e na entrada em funcionamento de dois novos terminais, disse.

Segundo o especialista, os investidores já adquiriram área própria para os empreendimentos e apresentaram ao governo do estado do Mato Grosso do Sul, no mês passado, o projeto do complexo portuário, com investimento inicial de US$ 40 milhões. Segundo Jaime Elias Verruck, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico daquele estado, outra proposta dos argentinos é a utilização de barcaças e empurradores desenvolvidos especificamente para o Rio Paraguai.

Nós temos o porto da APPM [Agência Portuária de Porto Murtinho], numa área de quatro hectares. Neste ano, eles vão operar 460.000 toneladas e, para o ano que vêm, eles já têm contrato para 600.000 toneladas. Para fazer isso aqui, eles têm que ampliar, têm que investir. Eles não conseguem com essa estrutura do porto, disse.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp