Ver o bichinho de estimação coçando as orelhas é muito comum. No entanto, quando esta coceira é prolongada e acompanhada por sinais de desconforto, é bom ficar atento: pode ser alguma infecção no ouvido. Causadas por uma série de fatores, que vão desde uma predisposição genética, até a falta de higienização adequada dos ouvidos dos
animais, as infecções acontecem pelo acúmulo de sujeira e umidade, que desenvolvem bactérias e fungos, causando doenças como: otites uni ou bilaterais, internas ou externas, oto-hematoma (acúmulo de sangue entre a cartilagem auricular e a pele da orelha), entre outros problemas.
Atenção na limpeza
A limpeza das orelhas dos pets é uma tarefa fácil, mas precisa de atenção especial. Caso seja malfeita, pode provocar danos e doenças ao animal. Isso porque, ao limpar incorretamente, a cera pode ser empurrada para o pavilhão auditivo interno, causando grande acúmulo e deixando o local propício para infecção fúngica e bacteriana. Para evitar contratempos, veja algumas dicas de como limpar corretamente a orelha do seu pet.
Passo a passo
Você vai precisar de: cotonete ou algodão e de um ceruminolítico (loção específica para limpeza de ouvido).
Se for a primeira vez que for fazer isso, peça para alguém ajudar a segurar o pet para diminuir o risco de alguém se machucar.
- Higienize muito bem as mãos antes de realizar a limpeza!
- Faça com que o animal fique calmo perto de você.
- Dê uma olhada na orelha do pet para ver se está muito suja. É normal encontrar poeira e um pouco de cera, porém, se houver grande quantidade de cera ou estiver cheirando muito mal, procure imediatamente um médico veterinário.
- Envolva o dedo indicador com algodão, ou pegue o cotonete, e umedeça com o produto.
- Faça a limpeza com delicadeza. Tenha cuidado, nunca empurre a cera para dentro do pavilhão e não coloque o
dedo muito profundamente na orelha, pois poderá machucar. A parte a ser limpa é apenas a que se pode ver, não force o cotonete ou algodão ao fundo do ouvido, tire apenas o que está superficial. Outra dica importante é evitar realizar essa operação se você tiver unhas compridas, pois poderá ferir o animal e deixá-lo susceptível a infecções bacterianas. - Troque o algodão quantas vezes for necessário. Nunca use um único algodão nos dois ouvidos, pois caso haja uma infecção em um deles, poderá ser transmitida ao outro.
- Depois disso, faça uma pequena massagem com o polegar abaixo do ouvido para que o líquido possa fazer efeito. Terminando, solte a orelha e deixe que o pet chacoalhe a cabeça para espalhar melhor a solução de limpeza ou para que se sinta mais à vontade.
O ideal é que se repita o procedimento a cada 15 dias.
Limpando a parte externa da orelha
Passe, delicadamente, um algodão molhado com ceruminolítico na parte externa da orelha. Você apenas segura
a orelha do animal dobrada e vai limpando com o dedo, tomando cuidado para não pressionar muito e machucar.
Nesse momento, observe a cor e espessura da parte externa da orelha: ela deve ser fina e rosada. Se notar que está vermelha e mais espessa, com crostas que se soltam facilmente, procure um médico veterinário, visto que pode ser uma infecção ou uma alergia.
Jamais improvise
Nunca use objetos pontiagudos para limpar a orelha do animal e sempre siga o passo a passo ensinado.
Se não tiver o objeto certo para limpar o ouvido, jamais pegue um palito e decida improvisar para tirar alguma sujeira que esteja vendo. Ao invés de ajudar o animal, retirando a sujeira naquela hora, só estará oferecendo risco de ele se machucar com o objeto.
Assine e receba os exemplares da Revista A Lavoura em sua casa. Entre em contato pelo e-mail: assinealavoura@sna.agr.br
Fonte: Revista A Lavoura – Edição nº 709/2015