Um relatório desenvolvido pela recém-criada Comissão de Adaptação Global (CGA) indica que a modernização dos sistemas agrícolas poderá ser fundamental para tornar a agricultura mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente.
Segundo Laura Meza, especialista principal do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e coautora do relatório, a Comissão será muito importante para os agricultores das Américas.
“A adaptação do sistema de produção de alimentos é urgente nas Américas, não apenas devido à alta vulnerabilidade do setor às mudanças climáticas, mas também por depender da manutenção e do aumento da oferta de alimentos que o continente fornece ao mundo”, disse Meza.
“Felizmente, não começamos do zero. Este documento dá conta de vários exemplos bem-sucedidos e comprovados que servem de base para promover uma transformação eficaz no campo”.
Segundo a especialista do IICA, o relatório é dirigido a governos, setor privado, sociedade civil, organizações intergovernamentais e instituições de pesquisa, para que possam orientar seus esforços de adaptação na agricultura.
Além disso, o documento faz parte das ações do instituto em seu compromisso de construir uma resiliência e ampliar as ações necessárias para a adaptação da agricultura no continente.
“Em seu relatório mais recente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) observou que as comunidades que dependem da agricultura são desproporcionalmente afetadas pelos impactos e riscos associados às mudanças climáticas”, afirmou Meza.
“Um aspecto particularmente preocupante é que, como a sociedade não está se adaptando à forma e escala necessária para enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas. Daí a importância do documento preparado”, destacou.
Fonte: Agrolink