Suínos: Poder de compra se recupera em relação ao milho e aumenta pelo 5º mês em relação ao farelo

Os preços médios do suíno vivo comercializado no mercado independente subiram com força, de outubro para novembro – Foto: Canva

Suínos

Levantamentos do CEPEA mostram que em novembro, o poder de compra de suinocultores paulista se recuperou em relação ao milho e aumentou pelo quinto mês seguido em relação ao farelo de soja. Os preços médios do suíno vivo comercializado no mercado independente subiram com força, de outubro para novembro, na região de SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), enquanto as cotações do milho na praça de Campinas (SP) avançaram de forma menos intensa. Já a média mensal do farelo registrou uma queda no período, também segundo pesquisas do Cepea.
Nos últimos dias, porém, os preços do suíno caíram fortemente. Segundo pesquisadores do CEPEA, a oferta de animais para abate no mercado independente ficou acima da demanda, devido à baixa liquidez da carne. Além disso, produtores passaram a disponibilizar lotes extras, com receio de novas quedas de preços no curto prazo, o que acarretou em descompasso entre oferta e demanda, ainda segundo pesquisadores do CEPEA.

Boi

O Indicador do Boi Gordo CEPEA/B3 registrou forte queda de 10,20% nos primeiros dez dias de dezembro, encerrando o período aos R$ 316,10 (dia 10). Pesquisadores do CEPEA explicam que a pressão veio sobretudo da concentração pontual das entregas. Em alguns casos, frigoríficos vinham ofertando preços considerados baixos pelos vendedores, o que dificultou a negociação de um volume maior de animais. No atacado da Grande São Paulo, a carcaça casada bovina caiu 3,44% nos dez primeiros dias do mês, também segundo levantamento do CEPEA.
Quanto às exportações, em novembro, o volume embarcado de carne bovina superou em 21% o do mesmo período do ano passado, mas diminuiu 15,60% em relação ao recorde de outubro. Na primeira semana de dezembro, novamente, os dados indicam queda dos embarques em relação à última semana de novembro. Com isso, o interesse dos frigoríficos pelo boi gordo também caiu, impactando os preços no mercado doméstico segundo pesquisadores do CEPEA.
Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp