
O subsecretário de agricultura do município do Rio de Janeiro (SUBAG-Rio), Paulo Cesar Vieira, e sua equipe, visitaram na última quarta-feira (09) o Campus Universitário da Penha, resultado de uma parceria entre a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e a Faculdade Castelo Branco, dando continuidade às tratativas de parceria entre as partes.

A coordenadora geral dos cursos superiores de Tecnologia da Faculdade SNA Digital, Christianne Perali, conduziu a visitação e apresentou todas as atividades realizadas no Campus – conhecido como “fazendinha”, além do seu potencial, em termos de estrutura física e de promoção da educação agropecuária.
Paulo Cesar Vieira, enfatizou que “foi uma oportunidade de conhecer de perto o que a SNA tem a oferecer e, a partir de então, ver as áreas de interesse da SUBAG–Rio para dar prosseguimento às negociações do acordo com a entidade”.
Até o final deste mês, a SNA deve apresentar a proposta de parceria à Subsecretaria de Agricultura do município do Rio de Janeiro .
Fazenda-escola
O Campus da Penha fica localizado na maior fazenda urbana da cidade do Rio de Janeiro, com 144.000 m² de comprimento. A estrutura do local permite que os alunos do curso de Medicina Veterinária, ofertado lá, desfrutem de 11laboratórios, clínica veterinária e diversas unidades de criação zootécnica; incluindo, suinocultura, bovinocultura, avicultura, cunicultura e ranicultura.
Também localizada na fazenda-escola, a Biblioteca Edgard Teixeira Leite é considerada uma das mais completas do Rio de Janeiro e uma das melhores do Brasil, com títulos voltados para o curso de Medicina Veterinária e demais áreas agropecuárias. O local conta ainda com salas de estudo em grupo e individual e também sala de multimídia.
Sesc
Em 2022, a SNA firmou acordo com o Sistema Fecomércio – RJ (Sesc/Senac) para a oferta de cursos e atividades educativas gratuitos à população, no Campus Educacional e Ambiental da SNA com foco de incentivar a sustentabilidade e bem-estar, incluindo exposições e instalações temáticas, atividades para o público infantil, oficinas de compostagem, cultivo, plantio e produção de mudas, movelaria sustentável, aproveitamento integral de alimentos, esporte, bem-estar ao ar livre e consciência corporal, entre outras ações.
Fotos e texto: Por Larissa Machado / larissamachado@sna.agr.br