Soja: Preços do grão e do farelo seguem enfraquecidos, mas os do óleo sobem

Ao contrário do grão e do farelo, os preços do óleo de soja subiram no mercado brasileiro, impulsionados pela firme demanda, sobretudo por parte de indústrias de biodiesel no Brasil – Foto de James Baltz na Unsplash

Soja

Os preços da soja em grão caíram no mercado brasileiro na semana passada. Segundo pesquisadores do CEPEA, a pressão foi resultado da desvalorização do dólar e da intensificação da colheita de soja nos Estados Unidos.

Esse contexto atraiu importadores para o Hemisfério Norte e resultou em uma menor demanda pela oleaginosa brasileira. Quanto ao farelo, os preços ficaram praticamente estáveis na semana passada, tendo em vista que grande parte dos consumidores domésticos realizou contratos de longo prazo e não tem necessidade de novas aquisições no mercado spot nacional.

Pesquisadores do CEPEA destacam que ao contrário do grão e do farelo, os preços do óleo de soja subiram no mercado brasileiro, impulsionados pela firme demanda, sobretudo por parte de indústrias de biodiesel no Brasil.

Milho

Os preços do milho seguem em alta no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do CEPEA, o impulso vem sobretudo da retração de vendedores, que se mostram capitalizados e sem necessidade de liberar espaços nos armazéns.

Além disso, a demanda internacional está aquecida, e uma parte dos compradores domésticos também demostra interesse em recompor os estoques. Diante disso, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) voltou a operar acima dos R$ 60,00/saca de kg, patamar nominal que não registrado desde maio deste ano.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp