As exportações da soja brasileira continuam em ritmo adequado para alcançar as estimativas do USDA de 63.6 milhões de toneladas no atual ano safra. Apenas durante o período de 8 a 17 de abril, o Brasil embarcou 3.55 milhões de toneladas. Apesar do volume um pouco abaixo do mesmo período no ano passado (3.69 milhões de toneladas), o ritmo de embarques ainda se mostra aquecido.
Baseado na fila de embarques e navios que devem chegar aos portos brasileiros, a ARC Brasil estima que 11.23 milhões de toneladas de soja deverão ser exportadas durante o mês de abril. Além do mais, a eficiência portuária continua sustentando o ritmo de embarques. Em Paranaguá, o tempo de espera de um navio para ser embarcado atualmente é de apenas cinco dias, enquanto que em 2016 era de 27 dias.
As previsões climáticas para os Estados Unidos trazem um padrão de chuvas mais ameno, com eventos intermitentes, favorecendo o ritmo de plantio no cinturão agrícola a partir do começo de maio. Já o esmagamento chinês da soja já acumula 8% acima do ano passado, devido às taxas de processamento aceleradas no começo do ano.
(Clique na imagem para ampliá-la)
Fonte: AgResource Brasil