Soja/EUA: janela para exportações está se fechando rapidamente

As exportações norte-americanas de soja vêm caindo de forma acentuada, numa época do ano em que as vendas dos Estados Unidos costumam ficar mais aquecidas.

Desde o início de setembro, o volume de soja inspecionado para exportação nos portos norte-americanos está 39% abaixo do registrado em igual período do ano passado. A informação é da analista Ann Duignan, do JPMorgan.

Ela observa que pelo menos metade dos embarques dos EUA ocorre no quarto trimestre, antes de os importadores redirecionarem suas compras para a América do Sul.

“A janela para exportações de soja dos EUA está se fechando rapidamente”, disse Duignan. Para ela, agricultores provavelmente terão de armazenar grandes volumes em silos próprios, já que os elevadores comerciais de grãos estarão cheios por causa de uma safra que deve ser recorde.

Os embarques dos EUA vêm caindo desde julho, quando a China impôs uma tarifa retaliatória de 25% sobre o grão norte-americano e passou a recorrer a outras origens, como o Brasil.

Os EUA vinham compensando parcialmente a queda das compras chinesas com vendas para outros países, mas dados recentes mostram que a demanda externa por soja norte-americana está diminuindo de forma considerável.

 

Fonte: Dow Jones Newswires

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp