Soja e milho/CEPEA: Cotações no mercado nacional

Soja/CEPEA: Produção recorde pressiona valor no Brasil

Os preços da soja em grão estão em queda no mercado nacional. Segundo pesquisadores do CEPEA, chuvas e filas de navios têm limitado grandes movimentações no porto de Paranaguá (PR), o que, consequentemente, tem elevado a oferta de soja no mercado spot regional e pressionado as cotações da oleaginosa. Além disso, estimativas indicando produção e estoque mundiais recordes na temporada 2015/16 também influenciam as baixas internas.

Enquanto alguns agricultores consultados pelo CEPEA têm necessidade imediata em comercializar o grão para pagamento de dívidas, compradores estão retraídos, à espera de quedas nos preços. Entre 8 e 15 de maio, na média das regiões acompanhadas pelo CEPEA, o recuo no preço da soja foi de 2,3% no mercado de balcão (pago ao produtor) e de 2,4% no de lotes (negociações entre empresas).

Milho/CEPEA: Valor interno segue sem sustentação

As cotações do milho seguem em queda no mercado brasileiro. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa, referente à região de Campinas (SP), recuou 1,36% entre 8 e 15 de maio, fechando a R$ 25,28/saca de 60 kg na sexta-feira, 15. Se considerados os negócios também em Campinas, mas cujos prazos de pagamento são descontados pela taxa de desconto NPR, o preço médio à vista foi de R$ 24,79/saca, queda de 1,4%.

Segundo pesquisadores do CEPEA, as condições climáticas estão favoráveis às lavouras da maior parte das regiões produtoras de milho, mantendo a expectativa de agentes consultados pelo CEPEA de boa produtividade na segunda safra. Na semana passada, contudo, dados da Conab surpreenderam o mercado, devido ao reajuste negativo na produtividade nacional frente aos dados de abril.

 

Fonte: Cepea/Esalq

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp