Soja e milho/CEPEA: Cotações em alta

Soja/CEPEA: Dólar e demanda elevam preços neste ano

Os valores da soja em grão e dos derivados registram alta expressiva neste ano. Segundo pesquisadores do CEPEA, as variações mais intensas ocorrem na parcial deste segundo semestre, período em que houve a disparada do dólar, entressafra no Brasil e embarques de grão e derivados acima da média para o período.

Além disso, a demanda interna também está aquecida. De acordo com dados do CEPEA, na média das regiões acompanhadas, o preço recebido pelo produtor em outubro superou em mais de 30% o de outubro/14, em termos nominais. No mercado disponível, a valorização média do grão foi 32%; para o óleo, o aumento também de 32% e, para o farelo, de 33%.

Especificamente no caso do óleo de soja, desde agosto de 2014, observa-se que a demanda externa e interna estão firmes. Os principais compradores internacionais são a Índia e a China e, no mercado doméstico, o interesse é para a produção de biocombustível – atualmente, o óleo de soja representa 78% do óleo utilizado para a produção de biodiesel no Brasil.

Milho/CEPEA: Exportações na parcial de outubro já são recordes

As exportações de milho seguem crescentes e já são recordes para um mês. Nos 16 primeiros dias úteis de outubro, foram embarcadas 4.03 milhões de toneladas do cereal, 27% a mais que em todo o mês de outubro/14, segundo dados da Secex. Até então, o maior volume exportado havia sido verificado em outubro/13, de 3.95 milhões de toneladas. Agora, a expectativa é que outubro/15 totalize 5 milhões de toneladas.

O preço recebido pelo milho exportado segue superior aos registrados atualmente no mercado spot, que também está em alta. Por outro lado, as altas nos portos domésticos têm reduzido à competitividade do milho brasileiro no mercado internacional.

 

Fonte: Cepea/Esalq

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp