Soja Baixo Carbono terá primeiro dia de campo na Embrapa Soja

SNA dá continuidade à parceria com a Embrapa Soja e seus pesquisadores na divulgação de  trabalhos em andamento, ou já concluídos, de cunho acadêmico, informações com profundidade técnica  para estudantes, professores e interessados em se aperfeiçoar no agronegócio. Soja Baixo Carbono na entressafra. Foto: Hugo Kern Verifique a seguir…..

A apresentação das diretrizes técnicas para certificação de baixo carbono de soja é o tema de abertura do primeiro dia de campo sobre Tecnologias para Produção de Soja Baixo Carbono, a ser realizada neste dia 3 de setembro, a partir das 8h40, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), para um público estimado de 150 participantes, entre produtores, técnicos, acadêmicos e profissionais do agronegócio. Na sequência, haverá uma palestra sobre a integração das boas práticas agrícolas no processo produtivo.

A partir das 10h20, será realizada a programação realizada na Vitrine do Programa Soja Baixo Carbono, com os seguintes arranjos contínuos na entressafra: milheto, nabo e trigo; milho e braquiária ruzziziense; assim como crotalária ochroleuca e braquiária ruzizensis. “A proposta no dia de campo é apresentar os resultados das produtividades das culturas, a massa seca produzida, assim como uma estimativa do impacto no acúmulo de carbono”, diz o pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja. “Temos resultados mostrando que no Paraná, ao se introduzir a braquiária consorciada com o milho safra segunda, na sucessão à soja, por exemplo, houve um aumento significativo na produtividade da soja. A rentabilidade foi 11% superior ao sistema padrão da região”, calcula o pesquisador.

De acordo com apuração desse Portal, segundo a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Roberta Carnevalli, a programação das estações técnicas contará ainda com a apresentação dos benefícios da inoculação e da coinoculação em soja e o uso do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no alcance de uma produção de soja mais sustentável.

O objetivo é demonstrar as tecnologias que podem contribuir para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE)

O evento será realizado na Vitrine de Tecnologias do Programa Soja Baixo Carbono , uma iniciativa da Embrapa Soja com sete empresas apoiadas – Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM e UPL – que objetiva agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuem para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis ​​do aquecimento global.

PROGRAMAÇÃO

8h30 Abertura: Auditório da Embrapa Soja

8h40 Palestra: Diretrizes técnicas para certificação Soja Baixo Carbono

9h10 Palestra: Integração de boas práticas agrícolas: da teoria à prática

9h40 Pausa para café

10h Deslocamento para o campo

10h20 às 12h Estações técnicas: Vitrine SBC  
Estação 1: Modelos de produção diversificados no contexto na mitigação das emissões de GEE: consórcio de milho + forrageiras tropicais
Estação 2: Modelos de produção diversificados no contexto na mitigação das emissões de GEE: consórcios de coberturas e o papel do trigo
Estação 3: Inoculação e coinoculação no contexto na mitigação das emissões de GEE
Estação 4: Manejo integrado de previsões na mitigação das emissões de GEE: resultados da 1ª safra
12h10 Encerramento

Dia de campo Tecnologias para Produção de Soja Baixo Carbono
Data: 3 de setembro
Horário: 8h às 12h
Local: Embrapa Soja – Rodovia João Carlos Strass, s/n
Acesso Orlando Amaral – Distrito de Warta- Londrina, PR

Saiba mais sobre o PSBC : www.sojabaixocarbono.com.br

Por Marcelo Sá – jornalista/editor e produtor literário (MTb 13.9290) marcelosa@sna.agr.br
Com apoio de Lebna Landgraf (MTB 2903 – PR) Embrapa Soja

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp