
O SNASH (SNA Startup Hub), ecossistema de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), promoveu em sua sede, na última sexta-feira (28), o evento híbrido SNASH Connection: Warmup South Summit Brazil 2025 com transmissão ao vivo pelo YouTube. A iniciativa foi um “esquenta” para a edição deste ano do South Summit Brazil, que acontece de 09 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre.

Leonardo Alvarenga, CEO do SNASH, fez a abertura do encontro apresentando todas as diversas frentes de atuação do hub, que conta atualmente com 158 startups em seu portfólio. “Foi uma grande honra promovermos este momento para celebrar a chegada deste grandioso evento que é o South Summit Brazil”. Em sua fala, mostrou aos presentes a edição especial da revista A Lavoura, lançada este mês com foco no SNASH e matérias sobre inovação no campo. A editora chefe da revista, Cristina Baran, prestigiou o evento.
Painéis
A programação contou com painéis abordando os temas “A Embrapii e o apoio no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado”, comandado por Claudio Schefer, líder de programas prioritários na Gerência de Relações com o Mercado da Embrapii, Gladys Mariotto, Co-founder da Já Entendi Agro, e ainda Ricardo Gomes, COO da Bio2me.

Outro assunto discutido foi “O impacto do South Summit e suas contribuições para as startups”, com a participação do Embaixador do evento, Fabrício de Martino, e Antônio Leblanc, CTO da umgrauemeio.
O tema do último painel foi “Unindo startups brasileiras e oportunidades globais de capital de risco”, com Iris Parra, Co-founder da enlaza, e Evelyn Castillo, da Community Leader Cariocas Startups.
“O SNASH é formado por muita gente qualificada em um espaço dedicado à inovação. Um local que traduz a essência de quem está disposto a inovar. E no South Summit, isso não é diferente. Veremos robôs e outras tecnologias realizando ações diversas, mas que podem, facilmente, serem utilizados no campo, a exemplo de drones ultramodernos”, enfatizou Fabrício de Martino.

Embrapii
Cláudio Schefer salientou a contribuição que a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, que pode, justamente, embarcar nessas diversas oportunidades e iniciativas que o SNASH está promovendo.
“Neste evento, percebemos a oportunidade de várias trocas interessantes e também do papel bastante importante que esse hub de apoio ao desenvolvimento de inovação junto a startups vem desempenhando. Trata-se de iniciativas muito importantes para o desenvolvimento do setor agrícola do nosso país, e eu parabenizo as iniciativas e tudo aquilo que o SNASH está planejando aí para os próximos meses e anos”, finalizou o representante da Embrapii.
* Mais informações sobre o evento na página do South Summit Brazil 2025.
Por Larissa Machado / larissamachado@sna.agr.br