A Sociedade Nacional de Agricultura recebeu para almoço, em 31 de julho, o embaixador da República de Fiji, Cama Tuiqilaqila Tuiloma. Durante o encontro, Tuiloma demonstrou interesse em estreitar as relações comerciais com o Brasil, principalmente no setor agrícola. A SNA, por sua vez, ofereceu seu espaço para futuras negociações.
Ao falar sobre Fiji – um arquipélago na Oceania com mais de 900 mil habitantes e 320 ilhas – o embaixador informou que a economia local é baseada na atividade turística e que no comércio, a Austrália representa seu maior parceiro, respondendo por cerca de 40% do mercado no país.
Além de produzir coco e açúcar – seu principal item de exportação – a república ganha destaque na fabricação da água mineral Fiji, que é vendida para os Estados Unidos. Durante visita à SNA, Tuiloma sinalizou seu interesse em trazer a marca para o Brasil.
Ao destacar que o setor agrícola do país é bem desenvolvido, o embaixador afirmou que, a exemplo da experiência brasileira, “seria bom que os produtores de Fiji também começassem a investir em agricultura orgânica”.
Equipe SNA/RJ