Na última sexta-feira, 26 de julho, a SNA recebeu a visita, em sua sede, do vereador Pedro Duarte (NOVO), seguindo a tradição da entidade em manter bons diálogos, ainda que apartidários, tanto com membros da administração pública quanto com representantes da sociedade civil. O intuito é trocar ideias, debater projetos e fomentar iniciativas que sejam positivas para o crescimento do setor agropecuário.
Natural de Duque de Caxias, ele cresceu na Ilha do Governador e se formou em Direito pela PUC – RJ, tendo feito pós-graduação no Insper, com ênfase em Gestão Pública.
Pedro chegou à Câmara dos Vereadores nas eleições de 2020, tendo recebido mais de 10 mil votos. Iniciando seu mandato no ano seguinte, procurou se concentrar em questões urbanísticas que pudessem melhorar a vida dos cariocas, assim como fiscalizar o orçamento e garantir que o dinheiro dos contribuintes tivesse a melhor aplicação possível.
Encontro discutiu pautas importantes para o agro e para o Rio
No almoço de confraternização, o anfitrião foi o presidente da SNA Antonio Alvarenga, além de contar com a presença do Diretor Jurídico Frederico Price Grechi, entre outros. O vereador falou sobre iniciativas que pretende desenvolver caso seja reeleito em outubro, nas áreas de segurança, sustentabilidade e agronegócio.
Nesse sentido, foram discutidas possíveis parcerias entre a SNA e outros entes, públicos e privados, para que o agronegócio siga exercendo papel fundamental para o Rio e o país. Os participantes do encontro concordaram que é necessária uma conexão maior do setor com a cidade, através da sua importância econômica e cultural.
O mercado de capitais, que está prestes a entrar numa nova era com a reinauguração da bolsa de valores carioca, pode ser um caminho para essa conexão, além das inovações tecnológicas que sempre tiveram o Rio em sua vanguarda. Thomás Tosta de Sá, Diretor Executivo da SNA e presidente do CODEMEC, (Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais), presente no encontro, prontamente se dispôs a ajudar nessa interlocução.
O CEO da SNASH, Leonardo Alvarenga, lembrou que o Hub de Startups da SNA vem avançando bastante ao reunir iniciativas de sucesso no setor agrícola, ligando essas incubadoras a investidores e instituições científicas de prestígio. Assim, uma eventual colaboração com a entidade seria tão natural quanto bem-vinda, bem como a capacitação oferecida pelos cursos da SNA Digital.
O Campus da Penha, centro acadêmico da SNA, com profissionais qualificados segue formando quadros técnicos de excelência para atuar nos diversos ramos da atividade agropecuária, com vasto conteúdo também disponível em formato digital. O membro da Comissão fiscal da SNA, Rui Otávio Andrade, e Diretor da SNA Digital, também presente, se colocou à disposição para discutir questões acerca desse tópico.
No encerramento, o Dr. Frederico Price lembrou que a SNA está engajada em contribuir como amicus curiae em processos judiciais nas instâncias do STF e STJ em defesa do desenvolvimento do Agro, como já foi o caso da recuperação judicial do produtor rural (pessoa física).