A Sociedade Nacional de Agricultura participou da cerimônia de abertura oficial do espaço Agro Brasil, no Pier Mauá, durante a Rio + 20. Organizado pela CNA, com o apoio de instituições públicas e privadas do agronegócio, o espaço divulga projetos e ações do setor rural voltados para a sustentabilidade.
Na ocasião, a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA, entregou ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, um documento reunindo uma série de propostas do setor, entre elas, a criação de um índice global de desenvolvimento sustentável, visando à abertura de mercados aos países que adotam práticas ambientais corretas, além de um fundo internacional para financiamento e difusão de tecnologia, que contribua para o desenvolvimento agrícola e pecuário com respeito ao meio ambiente.
O documento de posicionamento do setor agropecuário na Rio + 20 foi consolidado pela CNA após três grandes debates reunindo lideranças e representantes do meio rural.
Durante a apresentação das propostas, Kátia Abreu observou que é cada vez maior o envolvimento dos produtores rurais com a preservação ambiental. “Agropecuária e meio ambiente devem caminhar juntos”, disse a senadora.
Participaram da solenidade oficial de abertura do espaço Agro Brasil o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Alvarenga; o vice-presidente da SNA, Joel Naegele, e o diretor Alberto Figueiredo; o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Maurício Lopes; o vice-presidente da Associação Brasileira do Agribusiness (Abag), Francisco Matturro, entre outros.