O Conselho Superior da Sociedade Rural Brasileira (SRB) elegeu, nesta quinta-feira (9/2), Sérgio Bortolozzo como novo presidente da entidade para o triênio 2023 -2025.
Vice-presidente durante a gestão de Teresa Vendramini, Bortolozzo é produtor rural e filho de produtores de Araraquara, interior de São Paulo.
Nas últimas décadas se destacou pela atuação em diferentes entidades representativas do agronegócio, incluindo a Abramilho, associação que presidiu por seis anos, e a Maizall (Maize International Alliance), que reúne produtores de milho dos Estados Unidos, Brasil e Argentina. Além disso, Bortolozzo preside a Câmara Setorial do Milho e Sorgo, ligada ao Ministério da Agricultura.
Em 2021, recebeu o convite oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar o chamado Champions Network for the Food System Summit, grupo de lideranças que preparou o debate para a Cúpula de Sistemas Alimentares.
Diálogo
Em sua gestão, pretende atuar fortemente na interlocução com o governo federal em Brasília e com os estados, buscando dar visibilidade às pautas que garantam, principalmente, a segurança jurídica, o direito de propriedade e o livre comércio dos produtores rurais e do agronegócio como um todo.
“Também será prioridade da Sociedade Rural Brasileira viabilizar pautas e ações de sustentabilidade e de compromisso com uma agricultura e pecuária de baixo carbono”, disse Bortolozzo.
Ele comandará a SRB ao lado de destacados nomes do agronegócio brasileiro, como Marcelo Schunn Diniz Junqueira, João Adrien e Cesário Ramalho da Silva, que atuarão como vice-presidentes, respectivamente.