O presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins, reuniu-se com gerentes da área de agricultura do Banco Mundial para tratar de novas parcerias para o desenvolvimento rural do Brasil. O encontro aconteceu na quarta (18), na sede da Confederação, em Brasília.
João Martins destacou que os dados do Projeto ABC Cerrado, primeira parceria entre as duas instituições, demonstram que o acompanhamento técnico e gerencial das propriedades rurais resulta no aumento da eficiência produtiva e na sustentabilidade da agropecuária brasileira.
O ABC Cerrado está em fase de encerramento. A iniciativa possibilitou a disseminação e implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono em mais de sete mil propriedades rurais nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Na reunião, a gerente da prática global de Agricultura para a América Latina e Caribe do Banco Mundial, Preeti Ahuja, demonstrou o interesse da instituição em ampliar as parcerias estratégicas para beneficiar outras regiões do Brasil, como o Nordeste e a região Amazônica.
Além do ABC Cerrado, o Senar e o Banco Mundial são parceiros na execução do Projeto Paisagens Rurais, que vai capacitar e prestar Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para produtores rurais do Cerrado com foco na recuperação ambiental produtiva do bioma.
Também participaram da reunião o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o gerente do Projeto ABC Cerrado no Banco Mundial, Maurizio Guadagni, a economista agrícola para o Banco Mundial, Barbara Farinelli, a especialista sênior em desenvolvimento rural do Banco Mundial, Fátima Amazonas, a diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Andréa Barbosa, a coordenadora de Programas e Projetos do Senar, Janei Resende, e a consultora da CNA, Monika Bergamaschi.
Para saber mais sobre o ABC Cerrado, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/p…
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR