Semex recebe evento internacional com exclusividade no Brasil

Em segundo lugar no ranking, o Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo, ficando atrás apenas dos EUA. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a previsão é que o país se torne líder em menos de cinco anos. Para atingir esta meta, é necessário investir em tecnologias que permitam produzir mais em menos espaço e com qualidade, conciliando boas práticas de manejo e conforto animal.

Um dos recursos muito utilizados é a inseminação artificial, pois permite adequar o rebanho de acordo com as necessidades do pecuarista, ou seja, por meio do melhoramento zootécnico é possível corrigir algumas imperfeições no gado e transmitir estas características para os seus descendentes.

“Para garantir resultados excelentes, são necessários touros provados e com maior qualidade genética.  É importante identificar se o animal possui as características ideais para atender a estes requisitos, como precocidade, rendimento de carcaça e menor idade de abate”, diz o gerente de gado de corte da Semex, Antônio Carlos Sciamarelli Junior.

Atenta ao crescimento do mercado brasileiro, a canadense Semex Alliance – uma das maiores empresas de genética bovina do mundo – traz com exclusividade para o país a Beef Tour – Semex International Conference, que ocorre até o dia 23 de junho, em Presidente Prudente (SP). O evento, realizado anualmente em fazendas do Canadá e dos Estados Unidos, é direcionado para a formulação de estratégias e análise de mercado. A expectativa é receber, aproximadamente, 80 pessoas de diversos países, entre eles Austrália, Nova Zelândia, Argentina, México e Canadá.

 

EXPORTAÇÕES

Antônio Carlos sinaliza grande potencial no evento para expandir as exportações. “A expectativa da Semex é apresentar para outros países o que há de melhor na genética e a capacidade do mercado brasileiro de corte. Além disto, é a grande oportunidade dos nossos colaboradores no Brasil conhecerem o potencial da Semex Alliance, assim como a qualidade de nossos produtos, sejam eles importados ou nacionais”.

Atualmente, a Semex Brasil exporta sêmen para quatro países: Costa Rica, Paraguai, Emirados Árabes e com maior frequência para a Colômbia. A perspectiva é de que até dezembro seis novos países passem a exportar sêmen da Semex Brasil, sendo eles: Bolívia, Vietnã, Índia, Honduras, Argentina e Austrália.

 

PROGRAMAÇÃO

No último dia 19 de junho, os visitantes foram recepcionados no Terra Parque Hotel. A programação oficial começou nesta segunda-feira (20), com palestras gerenciadas por especialistas da Semex Alliance sobre o mercado mundial de carne. Entre os palestrantes convidados está o gerente de programas de corte no Canadá, Myles Immerkar, que abrirá as apresentações.

No segundo dia (21 de junho), a equipe Semex Brasil apresenta o cenário nacional de corte – por meio das palestras “Produtos de Corte Nacional”, coordenada pelo gerente Antônio Carlos Sciamarelli Junior e “Qualidade do Sêmen”, provida pela gerente geral e responsável técnica da Central Tairana, Tatiana Issa Uherara.

Além da equipe da Semex Brasil e da Central Tairana, os convidados também irão conferir palestras com o diretor de marketing da Associação Brasileira de Angus, Ronaldo Zechlinski de Oliveira, sobre programa de certificação de carne Angus e com o CEO da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, que irá apresentar cases de sucesso dentro da Associação Brasileira de Hereford e Braford.

Já no período da tarde, toda a equipe irá participar de uma visita guiada pela Central Tairana, onde terão a oportunidade de conhecer todas as etapas do Padrão Ouro de Qualidade de Sêmen, sistema que garante a utilização de rigorosos processos de qualidade desde a coleta até a industrialização do sêmen produzido na central, além da estrutura de alojamento dos touros e a bateria 2016 de corte Zebu da Semex.

 

OUTROS DESTAQUES

No terceiro dia (22 de junho), o proprietário da Fazenda Três Barras, em Bataguassu (SP) e tradicional criador de Angus da região, Kiko Micheloni, apresenta os animais de destaque da propriedade e todo seu sistema de produção. Em seguida, a equipe parte para uma visita à Fazenda Santa Encarnação, também em Bataguassu. A propriedade de Antônio do Amaral Perez é conhecida por sua criação de gado Nelore e cruzamentos industriais.

No último dia (23), a Fazenda Dois Irmãos, localizada em Tarabaí (SP), de propriedade de Antônio Renato Prata – criador com mais de meio século de tradição na seleção de Nelore e Brahman – recebe a equipe para demonstrar como a carne brasileira ganhou tanto espaço no mercado mundial nos últimos anos.

Logo após a visita, a equipe retorna para o hotel onde acompanha as palestras do coordenador de serviços técnicos da Zoetis, Izaias Claro Junior, que abordará sobre o tema “Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)” e “indústria do frigorifico”, ministrada por Mário Macedo.

Por fim, será realizado um talk show intermediado pelo consultor de negócios, Roberto Vilela, que apontará situações enfrentadas no dia a dia de quem está no campo. O evento será encerrado com uma confraternização.

 

Fonte: Da assessoria

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp