Salve a Rainha

abelhas

A rainha é a principal abelha do enxame. É a única fêmea fértil e responsável pela postura dos ovos que originarão todos os indivíduos da colmeia, inclusive sua substituta. É dela que depende, também, a produtividade final dos apiários. Quanto mais jovens, mais produtivas. Sua substituição deve ser feita anualmente. A manutenção de rainhas jovens e de boa origem nas colônias pode aumentar a produtividade de mel em até 60%. Com toda essa relevância da rainha, o Polo Vale do Paraíba/APTA Regional, localizado em Pindamonhangaba-SP, é a única instituição pública do país que fornece abelha rainha para o apicultor. Os produtores de qualquer localidade brasileira podem encomendar abelhas rainhas virgens ou fecundadas e recebê-las pelos Correios. A embalagem para envio também foi desenvolvida pela pesquisa paulista e garante o sucesso da entrega. A possibilidade de morte é mínima, desde que seguidas as recomendações.

Rainhas velhas e de baixa qualidade vão refletir na produtividade do apiário, com o aparecimento de colônias improdutivas, que necessitam de mais trabalho para a correção de suas deficiências. Os custos de produção se elevam e, consequentemente, o preço final dos produtos apícolas
sobem.

De acordo com a pesquisadora da APTA, Maria Luisa Teles Marques Florêncio Alves, a simples substituição de uma rainha africanizada velha por uma nova aumenta a produção de mel em 20%. Quando essa substituição for por uma rainha selecionada, como é o caso das fornecidas pela APTA, a produtividade tem um salto de até 60%.

 

Para ter acesso a matéria completa (a partir da página 40) acesse:

http://issuu.com/sociedadenacionaldeagricultura/docs/a_lavoura_694

 

Assine e receba o exemplar impresso na sua casa. Entre em contato com:
assinealavoura@sna.agr.br

 

Fonte: Revista A Lavoura Edição Nº 694/2013

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp