Rússia permite compra de carne de cavalo de empresas do RS e PR

  O serviço sanitário russo autorizou a importação de carne de cavalo de dois frigoríficos localizados no Rio Grande do Sul e Paraná. O Ministério da Agricultura informou, por meio de nota nesta terça-feira (25), que se trata de uma iniciativa promissora, pois representa a abertura de um novo mercado. “Não há registro de exportações de carne equina para o mercado russo nos últimos 15 anos”, disse o governo.

Segundo a nota, os frigoríficos habilitados pelos russos para exportar carne equina foram os de SIF 3877 (Foresta Ltda) e SIF 55 (Oregon S. A.). Os serviços veterinários de Belarus e do Casaquistão tomaram a mesma decisão da Rússia, autorizando a importação para o território da União Aduaneira, bloco formado pelos três países.

O Ministério da Agricultura lembra que a autorização do governo russo se soma à liberação, em março deste ano, de dois frigoríficos paranaenses processadores de carne de aves.

Dados oficiais mostram que, no ano passado, o Brasil exportou 2,3 mil toneladas de carne de cavalo, que resultaram na receita de US$ 6,7 milhões. O principal mercado foi a Bélgica (US$ 4,34 milhões), seguida da África do Sul, Espanha, Finlândia, Itália, Japão e Países Baixos.

Fonte: G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp