O projeto de extensão da Malha Norte de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde já está com projetos de engenharia e licença prévia prontos, segundo o presidente da Rumo, Beto Abreu.
“A licença regulatória já está assinada desde ano passado, por 45 anos, renováveis por mais 45 anos, e agora a licença prévia está concluída. Estamos aguardando as licenças de instalação”, disse.
“Nossa discussão vai ser muito concentrada na primeira etapa do projeto. Neste primeiro momento, queremos segmentar. É como se fosse projeto a ser executado em módulo. O primeiro deles é Campo Verde, a cerca de 250 km de Rondonópolis”, informou o executivo no Cosan Day.
Daniel Rockenbach, vice-presidente de Operações, disse que a empresa planeja adotar trens de 135 vagões até 2025. A companhia já adquiriu os trens de 120 vagões, o que ampliou sua capacidade.
Na Operação Norte, neste ano, a previsão é chegar a 6 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) por mês, um aumento de 50% em relação a 2018.
“Queremos entregar, a partir do fim de 2024, um trem com 135 vagões, com cada vagão podendo utilizar 130 toneladas brutas, que hoje é de 127 toneladas. Você sai de um trem de 15.000 toneladas para 17.000 toneladas”, afirmou o executivo.
Fonte: Valor