Rio de Janeiro vai inaugurar o maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil

Novo centro de distribuição de alimentos em São Pedro da Aldeia (RJ). Foto: Drone/Gustavo Scarambone

O Estado do Rio de Janeiro vai ganhar o maior centro privado de abastecimento de alimentos do País. Localizado em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, o Ceasp será inaugurado em 23 de novembro, com 158 boxes e 27 lojas em sua primeira fase de funcionamento.

Seguindo o modelo do tradicional Mercado Municipal do Rio (Cadeg), na capital, o novo centro será um espaço destinado à comercialização de hortifrutigranjeiros, bebidas, descartáveis, embalagens, rações, decoração, artesanatos, temperos, flores etc., e também irá oferecer opções de gastronomia e serviços.

No local, empresários do atacado e consumidores do varejo poderão ter acesso a uma grande variedade de produtos de qualidade.

Considerando que o empreendimento está localizado em uma região de grande fluxo turístico, principalmente durante a alta temporada, o centro comercial deverá atrair milhares de pessoas, além de moradores dos 13 municípios do entorno de São Pedro da Aldeia, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totalizam mais de um milhão.

O Ceasp estima que seu público vai abranger grande parte da população da Região dos Lagos, Serrana e Norte Fluminense do Rio de Janeiro, além de outros estados, como Espírito Santos e Minas Gerais, de onde alguns produtores já garantiram sua participação. Até o momento, mais de 70% dos boxes e lojas já foram locados.

Atrativo

“Com a inauguração deste que é o segundo maior centro de abastecimento de alimentos do Brasil, o nosso estado ganha mais um atrativo. O Ceasp está localizado em uma região onde o turismo é forte, ou seja, esse empreendimento irá atrair diversas pessoas, se tornando um ponto de referência”, destacou o secretário de Agricultura do Rio, Marcelo Queiroz.

“Além de auxiliar na geração de emprego e renda, o centro vai ajudar na distribuição dos alimentos e na comercialização dos produtos dos agricultores locais.”

Parceria

Embora seja um empreendimento totalmente privado, a parceria firmada com a AgeRio (Agência de Fomento do Governo do Estado), envolvendo o empréstimo de pouco mais de R$4 milhões, deu celeridade às obras da primeira fase, orçadas em mais de R$ 10 milhões.

“Nossa expectativa é que o Ceasp movimente ainda mais a economia regional em diversas frentes”, avaliou Gustavo Scarambone, um dos sócios do empreendimento.

Vantagens

“Acreditamos que vai contribuir para a logística da distribuição de alimentos; que empresários e produtores rurais poderão comercializar produtos a custos menores; que os produtos chegarão às mesas do consumidor com ainda mais qualidade e que gerará a abertura de centenas de novos postos de trabalho”, destacou Scarambone.

“O direito fundamental social à segurança alimentar quantitativa e qualitativa (artigo 6º da Constituição) está relacionado à disponibilidade e acesso eficiente aos alimentos. Nesse contexto, o centro de abastecimento de alimentos, ainda que concebido pela louvável iniciativa privada, tem relevante função social e econômica para a população local e do seu entorno”, disse o diretor jurídico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Frederico Price Grechi.

Integração

“Os planos diretores e de mobilidade urbana locais precisam estar alinhados também sob o ponto de vista da integração dos espaços e das atividades econômicas urbano-rurais”, complementou o diretor da SNA.  “Afinal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é nos grandes centros urbanos das principais cidades do País onde residem e trabalham mais de 80% da população brasileira.”

Local

Considerado o primeiro shopping rural da Região dos Lagos, o Ceasp está localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, km 117, no bairro São Matheus, que fica entre o trevo de Búzios e a sede do município de São Pedro da Aldeia. O horário de funcionamento será de segunda a sábado, das 4h até às 17h. Os empresários interessados em participar do projeto devem enviar mensagem para (22) 99887-6665.

 

 

Fonte: Nova Friburgo em Foco

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp