2 de maio – Dia Nacional da Ética.

Imagem do Freepik

 

Com o objetivo incentivar a adoção de valores éticos na sociedade brasileira, no dia 2 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Ética. A SNA segue atenta a essas celebrações importantes, marcos da vida cívica que regem a sociedade e incluem, naturalmente, o agronegócio brasileiro. Nas palavras lapidares do diretor jurídico Frederico Price Grechi:“a eticidade nas relações do agronegócio, acompanhada de uma postura republicana, é fundamental para a sustentabilidade da cadeia e a promoção de um ambiente de ‘fair competition’”.

A ética é um tema cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e das organizações, especialmente em um contexto em que a transparência e a responsabilidade social são cada vez mais valorizadas. É um conjunto de princípios e valores que norteiam a conduta humana e são essenciais para a convivência em sociedade.

A importância da ética na sociedade brasileira tem sido cada vez mais discutida, especialmente em um contexto em que a corrupção e os escândalos políticos têm abalado a confiança da população nas instituições públicas e privadas. A adoção de valores éticos é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equilibrada, capaz de garantir a proteção dos direitos individuais e coletivos.

O Dia Nacional da Ética e da Cidadania

O dia 2 maio foi incluso no calendário municipal do Rio de Janeiro como Dia da Ética e da Cidadania, através do Projeto de Lei 1909/2020, de autoria do Vereador Rafael Aloisio Freitas. Trata-se uma oportunidade de refletir sobre a sua importância na sociedade e incentivar a adoção de valores éticos nas relações pessoais e profissionais.

Entre as iniciativas realizadas no Dia Nacional da Ética, destacam-se campanhas de conscientização sobre a importância da ética nas relações pessoais e profissionais, palestras e debates sobre o tema, além de eventos para promover a reflexão sobre valores éticos e a importância da cidadania. É fundamental destacar a  educação para a formação de cidadãos mais éticos e conscientes.

É através da educação que podemos formar pessoas mais conscientes e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. A adoção de valores éticos nas empresas também é fundamental. Cada vez mais,  elas têm se preocupado em adotar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, visando não apenas o lucro, mas também praticar a lisura.

Para que a ética seja valorizada e respeitada no Brasil e pelo mundo, é preciso que haja um esforço conjunto de todos os setores da sociedade, incluindo o governo, as empresas, as instituições de ensino e a população em geral. É fundamental que a ética seja vista não apenas como uma obrigação, mas sim como um valor que deve estar presente em todas as ações e relações, sejam elas pessoais ou profissionais.

No Brasil, a ética tem sido cada vez mais valorizada e discutida. A criação do Dia Nacional da Ética é uma prova disso, e demonstra a importância que o tema vem ganhando na sociedade. No entanto, ainda há muito a ser feito para que a ética seja uma prática constante e universal em nosso país.

Por Marcelo Sá – jornalista/editor (MTb 13.9290)

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp