Rio Rural apoiará projetos estruturantes de até R$ 500 mil

Uma equipe especial formada pelos gerentes dos programas da secretaria estadual de Agricultura e suas empresas vinculadas – Emater-Rio e Pesagro-Rio – está trabalhando no lançamento da primeira chamada pública a projetos estruturantes do Programa Rio Rural. Previsto para setembro deste ano, o edital elaborado pelo Grupo Executivo de Subprojetos Estruturantes (GESE) vai contemplar associações, cooperativas e condomínios de agricultores. Cada proposta poderá pleitear incentivos de até R$ 500 mil do programa, não reembolsáveis, para ações de desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas estratégicas para o estado.

De acordo com o responsável pelo núcleo de cadeias produtivas do Rio Rural, Marcos André Dias Jogaib, a equipe está finalizando um diagnóstico que servirá como base para o edital.

“Inicialmente serão aceitas propostas para as cadeias de orgânicos, leite, olericultura, fruticultura, floricultura e cafeicultura. As entidades proponentes devem ser formadas por, no mínimo, 20 produtores e a maioria deles deve ser agricultores familiares, pequenos produtores, jovens e mulheres”, informou Jogaib.

Além dos incentivos para a produção, o Rio Rural lançará também editais para subprojetos estruturantes ambientais, posteriormente. Os investimentos são financiados pelo Banco Mundial e não interferem nos limites de incentivos individuais e coletivos que podem ser acessados pelos agricultores para adoção de boas práticas em suas propriedades.

Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, as chamadas públicas darão grande impulso ao desenvolvimento do setor rural fluminense.

“O incentivo aos projetos estruturantes trará benefícios incalculáveis para os nossos agricultores, não só pelo acesso a recursos muito mais robustos, mas principalmente pelo estímulo ao associativismo, à organização social e ao planejamento coletivo da produção”, afirmou o secretário.

O diagnóstico das cadeias produtivas, que está em elaboração, ainda será validado em reunião com técnicos e representantes de associações de produtores, nas próximas semanas. Após a aprovação final, será realizada a chamada pública através dos sites da secretaria estadual de Agricultura e do Programa Rio Rural – www.microbacias.rj.gov.br.

Fonte: Rio Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp