Um novo relatório divulgado pelo Rabobank indicou que o mercado da soja vem apresentando alta volatilidade, pressionado pelo fim, cada vez mais longe, da disputa comercial travada entre a China e os Estados Unidos. Segundo o relatório, com isso, os prêmios no Brasil acabaram se elevando.
“O saldo desses acontecimentos recentes foi a recuperação das cotações da soja brasileira. Para aqueles produtores que optaram por armazenar sua produção em busca de um melhor momento de venda, é extremamente importante ter em mãos seus custos de carrego de estoques para efetuar os negócios em momentos que propiciem otimizar o resultado da comercialização”, informou o relatório.
No entanto, o Rabobank alerta que preços mais altos não significam margens maiores para os agricultores. “Em maio de 2017, o documento AgriFocus – “Vender ou armazenar: a difícil decisão em meio aos baixos preços da soja” mostrava um cenário muito similar ao desse ano, em que o produtor se via em uma situação de mercado em um momento de preços de soja pressionados”, indicou o texto.
“Analisando o comportamento de valores consolidados ao longo daquele ano, os preços da soja até apresentaram altas, porém essas foram insuficientes para cobrir todos os custos de carregamento e manter os níveis de margens que seriam obtidos se a produção tivesse sido negociada em maio/17. Em novembro/17, o preço da soja em Sorriso (MT) atingiu a R$ 54,20/saca, 6% superior verificado aos R$ 51,00/saca observado em maio/17.”, completou o relatório.
Rabobank