A agência também afirmou que a perspectiva para o setor é negativa; cotações devem continuar pressionadas
A queda dos preços do açúcar afeta os lucros e os indicadores de crédito de usinas e produtores de etanol na Europa e no Brasil, alertou a Standard & Poor’s nesta segunda-feira, (13/4). A agência de classificação de risco afirmou também que a perspectiva para o setor é negativa.
No ano passado, os preços internacionais do açúcar recuaram 20%, enquanto a cotação da commodity na Europa caiu 30%, principalmente em virtude do excedente do produto, em um momento de demanda estável. A S&P pondera que mesmo com a projeção de que a demanda possa superar levemente a oferta de açúcar em 2015/16, as cotações devem continuar pressionadas, uma vez que os estoques globais devem permanecer elevados.
Em nota, a analista de crédito da agência, Maxime Puget, afirma que “os principais fatores que afetam a qualidade de crédito do setor são a queda acentuada da receita de produtores e a falta de habilidade em ajustar os custos de operação e reduzir grandes despesas de capital”.
“No Brasil, os produtores também foram afetados pela menor colheita de cana-de-açúcar, o que resultou em menor volume de produção. As empresas precisam investir continuamente em suas plantações, fábricas e equipamento para assegurar altos níveis de produtividade para as próximas safras”, afirmou a analista Flávia Bedran, em nota.
Fonte: Revista Globo Rural