A rodada de negócios virtual do projeto Agro.BR, com foco no comércio dos Estados Unidos e da União Europeia terminou na última sexta-feira, com a realização de aproximadamente 150 reuniões entre 30 empresários rurais brasileiros e 20 compradores internacionais.
As reuniões virtuais foram organizadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Segundo Juliana Moro Trombini, responsável pela empresa Soul Leve, antes de conhecer o projeto, a exportação era uma realidade distante para a empresa. “Com todo o know-how que a CNA nos disponibilizou por meio de treinamentos, mentorias e participação em uma rodada de negócios, as exportações serão possíveis e com a certeza do sucesso”, disse.
Os setores prioritários desta edição foram alimentos e bebidas tipicamente nacionais de diversos setores, com aspectos diferenciados como certificações internacionais, produtos orgânicos e produtos com características voltadas para a sustentabilidade ambiental e/ou responsabilidade social.
Produtos diferenciados
Para a coordenadora de Exportação da CNA, Camila Sande, a rodada de negócios é uma oportunidade para que os mercados europeu e norte-americano passem a conhecer produtos diferenciados do agro brasileiro.
“Os produtos do Agro.BR possuem valor agregado, certificações e características que mostram toda a riqueza da diversidade e sabor brasileiros. Esse foi o foco da rodada e foi demonstrado que são produtos de grande potencial”.
Presença no comércio exterior
O projeto é um convênio entre a CNA e Apex-Brasil voltado para a internacionalização do agro brasileiro. A iniciativa auxilia empresários do setor, viabilizando negócios internacionais para aumentar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior, além de diversificar a pauta de exportação brasileira.
Fonte: CNA
Equipe SNA