Programas incentivam a aceleração de negócios e a internacionalização de micro e pequenas empresas

No contexto de um mundo globalizado, as atividades na área comercial, com foco nas relações internacionais, estão se tornando cada vez mais viáveis para micro e pequenas empresas interessadas em exportar seus produtos e serviços.

Segundo especialistas, a tendência atual é investir em diferenciais competitivos, diante de uma concorrência cada vez mais acirrada.

Diante desse cenário, o Sebrae lançou dois programas de capacitação voltados para a aceleração de negócios e a internacionalização de pequenas empresas, que favorece o acesso às oportunidades do mercado global. Os cursos terão início em setembro.

O Programa de Aceleração de Negócios Internacionais, o ProGlobal, destaca a inovação como fator determinante para o aumento da competitividade e da produtividade, expansão de mercados e incremento dos lucros.

Direcionado a micro e pequenas empresas nas áreas de alimentos e bebidas; saúde, higiene pessoal e cosméticos; moda; economia criativa; petróleo e gás; tecnologia da informação, entre outras, o curso incentiva a ampliação da visão de mercado, o fomento de parcerias internacionais, a captação de recursos externos e o desenvolvimento do capital intelectual.

No total, são 120 vagas e 214 horas de atividades de capacitações e consultorias individuais, nas modalidades presenciais ou on-line.

A composição de temas é definida de acordo com o perfil da empresa. A programação inclui ainda palestras com especialistas, abordagem de temas especiais, ações de promoção comercial, encontros de cooperação e networking, etc.

Bioeconomia

Com foco na bioeconomia, o ProinterBio promove o desenvolvimento tecnológico e a inserção de micro e pequenas empresas de base tecnológica no mercado nacional e/ou internacional.

Entre outros objetivos, o Programa de Aceleração de Negócios e Internacionalização em Bioeconomia promove o intercâmbio comercial e tecnológico, o desenvolvimento de micro e pequenas empresas para atuação no mercado doméstico e internacional, o fomento de parcerias, a captação de recursos e o incentivo ao empreeendedorismo.

“Nosso objetivo é transformar conhecimento em tecnologia e tecnologia em inovação, ou seja, tirar a tecnologia da bancada e levá-la ao mercado nacional e internacional. O Prointer Bio também atua em Open Inovation com grandes empresas, como a L’ Oréal, Votorantim, FK Biotecnologia, Fibria, Albert Einstein Hospital, além da Fiocruz”, afirma a coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio, Miriam Ferraz.

O programa terá duração de até doze meses. Poderão participar do processo seletivo para 30 vagas empresas que desenvolvam soluções inovadoras, em produtos ou serviços, nas áreas de agricultura, cosméticos, meio ambiente, saúde humana e animal e solução de problemas globais.

 

Serviço

ProGlobal:  As inscrições são gratuitas e terminam em 8 de setembro. Formulário, edital e outras informações no link:  https://www.sympla.com.br/edital-proglobal__934348

ProinterBio: As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até 4 de setembro no link: www.prointerbio.com.br/edital-2020. Acesse aqui o edital completo do programa.

 

Fonte: Sebrae

Equipe SNA

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp