Programa de monitoramento da soja já evitou o desmate de 11 milhões de hectares na Amazônia

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que o programa de monitoramento e restrição comercial para áreas desmatadas pelo plantio de soja após julho de 2008 no bioma Amazônia, que implantou em parceria com a Associação Brasileiras dos Exportadores de Cereais (Anec), evitou o desmatamento de 11.4 milhões de hectares.

Segundo a Abiove, a redução das emissões de gases de efeito estufa associada a essa preservação foi de cerca de 2.6 bilhões de toneladas, o equivalente a US$ 60 bilhões.

Os dados foram apresentados durante audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizada na última sexta-feira para debater o Projeto de Lei nº 528/21, que regula o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões — MBRE, estabelecido pela Política Nacional de Mudança Climática (Lei nº 12.187). Essa norma incentiva e fomenta o mercado voluntário de créditos de carbono no País, entre outras disposições.

Sinergia

Em nota, o gerente de Sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, indicou que as iniciativas ambientais privadas têm total sinergia com o PL em questão.

“No bioma Cerrado, por exemplo, que tem 10% de sua área destina à soja (20 milhões de hectares), está em desenvolvimento um grande programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) ao produtor de soja que tiver interesse em conservar o excedente de reserva legal com aptidão agrícola.”

Mapeamento

A Abiove informou que fez o mapeamento das 90.000 fazendas de soja do Cerrado e identificou 28 milhões de hectares preservados em áreas de Reserva Legal (RL) e de Preservação Permanente (APP).

“Nessas propriedades, existem 4.4 milhões de hectares de vegetação nativa excedente à RL que possuem aptidão agrícola, ou seja, são áreas com alto potencial de conversão caso não haja uma contrapartida via PSA”, indicou a associação.

Com a colheita estimada em mais de 135 milhões de toneladas de soja na safra passada (202/21) no País, a soja ocupou uma área de plantio de cerca de 38 milhões de hectares, o equivalente a 4,50% do território nacional. O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, à frente dos Estados Unidos.

 

Fonte: Valor

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp