A produção de soja do Brasil na safra 2019/2020 deve aumentar 5,40% em relação à safra anterior e atingir um recorde de 125.75 milhões de toneladas. Esta é a nova estimativa da consultoria Safras & Mercado, divulgada nesta terça-feira (1/10), e que ampliou a projeção anterior, que era de 123.80 milhões de toneladas.
O vice-presidente da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA) Hélio Sirimarco comemora as projeções. “É importante ressaltar que o crescimento da produção de soja no Brasil é resultado de um aumento da produtividade e não de área plantada”, acrescenta ele.
A estimativa da consultoria confirma a opinião do executivo e prevê que a produtividade brasileira fique acima da registrada no ano anterior e atinja 3.421 kg por hectare. Sirimarco também concorda com as justificativas da consultoria para a alta das expectativas de que a elevação nos preços e na rentabilidade das lavouras estimulou os produtores a ampliarem a safra.
“Para que essa estimativa se confirme será necessário que o clima não atrapalhe novamente, como ocorreu no ano passado, causando quebras de safra no Paraná, Bahia e outros estados. Nos dois anos anteriores, ou seja, nas safras 2016/2017 e 2017/2018, a produtividade média do País já foi bastante elevada. Isso mostra que é possível produzir uma safra maior, caso o clima não atrapalhe tanto”, ressalva o vice-presidente da SNA.
País deve se consolidar como maior produtor mundial
O executivo da SNA explica que os estados brasileiros que devem ser os maiores responsáveis pelo esperado aumento na produção de soja são Paraná, Mato Grosso e Bahia, que tiveram a safra 2018/2019 afetada por condições climáticas adversas. Atualmente, Mato Grosso é o maior produtor brasileiro e Paraná o segundo.
As projeções, se confirmadas, consolidam o Brasil como o maior produtor mundial de soja, ultrapassando os Estados Unidos. “O próprio USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), em seu último relatório, divulgado em 12 de setembro, já estimou a safra brasileira em 123 milhões de toneladas e a norte-americana em 98.87 milhões de toneladas”, lembra Sirimarco.
Na temporada atual, os Estados Unidos devem sofrer uma redução na produção de soja, após registrar condições climáticas adversas no plantio e no desenvolvimento da safra.
Fonte: Safras & Mercado
Equipe SNA