Produção de Bovinos Leiteiros é tema de curso à distância do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP

Treinamento em Produção de Bovinos Leiteiros à distância da Esalq visa oferecer capacitação na tomada das decisões para situações relacionadas à alimentação e às práticas na criação de bovinos leiteiros. Foto: Divulgação

O pecuarista que deseja se manter na atividade de forma produtiva, rentável e, acima de tudo, sustentável, precisa adotar atitudes técnicas e objetivas, que vêm sendo cada vez mais exigidas no agronegócio. Agir com profissionalismo envolve atuação em vários segmentos de gestão, como recursos humanos, financeiros e zootécnicos.

Atento às necessidades dos profissionais do setor, o Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) – com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Lui– z de Queiroz (Fealq), por intermédio do Centro de Treinamento de Recursos Humanos (CTRH), promoverá o Treinamento em Produção de Bovinos Leiteiros à Distância.

“O Treinamento em Produção de Bovinos Leiteiros visa oferecer, aos participantes, a capacitação na tomada das decisões mais corretas para cada situação relacionada à alimentação e às práticas na criação de bovinos leiteiros, desde o nascimento até a fase adulta (produtiva)”, informa o professor Marco Antonio Penati, gerente do CTRH de Zootecnia da Esalq/USP.

Segundo ele, “esse processo, de forma geral,  envolve o levantamento e análise de dados para definição dos principais fatores de estrangulamento da produção”.

Conforme Penati, cabe, então, ao gestor determinar quais as ações serão realizadas para solucioná-las. “Neste momento, o conhecimento técnico passa a ser fundamental na escolha das ações de forma a garantir que proporcionem a melhor relação custo/benefício.”

OBJETIVO

O objetivo do curso, direcionado a profissionais e estudantes relacionados ao setor, é oferecer treinamento técnico ao setor agropecuário, visando difundir o conhecimento para profissionais e estudantes relacionados à Produção de Bovinos Leiteiros.

“Os treinamentos online têm a duração de cerca de 6 encontros, nos quais são apresentados diversos temas relevantes na área de produção de bovinos”, explica o coordenador do curso, professor Flávio Augusto Portela Santos, do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP.

Ele ainda destaca que o intuito destes treinamentos, assim como de outros promovidos pela instituição de ensino superior, “é contribuir para que a atividade agropecuária nacional alcance níveis de eficiência produtiva e econômica mediante difusão de conhecimentos técnico-científicos e ênfase na sustentabilidade ambiental e social”.

O treinamento é ministrado por professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, com o apoio de especialistas de outras instituições públicas e privadas.

“Já foram treinadas mais de seis mil pessoas nos eventos de Difusão Cultural e treinamentos online da entidade”, acrescenta o professor.

CRONOGRAMA

O treinamento, que começa no próximo dia 28 de agosto, terá aulas às terças-feiras, das 19 às 22h30 e abordará temas relacionados a conceitos básicos e aplicados sobre conforto térmico em sistemas de confinamento, manejo reprodutivo de vacas e novilhas, manejo e alimentação de vacas em confinamento, manejo e alimentação de vacas em pastejo, criação de bezerros e novilhas, melhoramento genético aplicado, além de outras técnicas relacionadas ao tema.

Informações adicionais sobre o treinamento, investimento e inscrições podem ser obtidos na página https://cursos.ctrhzootecnia.com.br/pre-cad-bovinos-leiteiros, pelo e-mail cursos@ctrhzootecnia.com.br, telefone (19) 3429-4438 ou whatsapp (19) 99896.5661

SOBRE O CTRH

Criado em 1997 pelo Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Fealq, o Centro de Treinamento de Recursos Humanos (CTRH) oferece diversos treinamentos e cursos ao longo do ano, como workshops, reuniões técnicas e curso de Especialização em Produção de Ruminantes.

Também são realizados dias de campo com o apoio de instituições públicas e privadas.

Fonte: Esalq/USP com edição d’A Lavoura

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp