Presidente da SNA recebe título de membro benemérito da AMVERJ

presidente da AMVERJ, Rogério Alvares, o título concedido a Antonio Alvarenga reconhece seu esforço, como presidente da SNA, de valorizar a importância do profissional de medicina veterinária para o setor agropecuário e para o País, de modo geral. Foto: Cristina Baran
Presidente da AMVERJ, Rogerio Alvares (à direita) explica que o título concedido a Antonio Alvarenga reconhece seu esforço, como presidente da SNA, de valorizar a importância do profissional de medicina veterinária para o setor agropecuário e para o País, de modo geral. Foto: Cristina Baran

O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, recebeu o título de membro benemérito da Academia de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (AMVERJ), em solenidade realizada no dia 16 de setembro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na mesma sessão, conduzida pela vereadora Leila do Flamengo, o médico veterinário Rubens Pinho de Melo também foi homenageado com o título de membro honorário da instituição.

Segundo o presidente da AMVERJ, Rogério Alvares, o título concedido a Antonio Alvarenga reconhece seu esforço, como presidente da SNA, de valorizar a importância do profissional de medicina veterinária para o setor agropecuário e para o País, de modo geral.

“A SNA mantém uma parceria com a Academia Brasileira de Medicina Veterinária e também com a  AMVERJ. Por meio de seus canais de comunicação, principalmente as revistas A Lavoura e Animal Business Brasil, a instituição preserva a história da nossa profissão e do agronegócio como um todo”, salientou Alvares.

O diretor da Academia Aristeu Pessanha Gonçalves lembrou que a AMVERJ  foi criada  em 11 de julho de 2003, no Rio de Janeiro, quando assumiu o cargo de vice-presidente. Três anos mais tarde, ele tomou posse como presidente, permanecendo na função por nove anos.

“Começamos com 29 imortais da medicina veterinária e hoje são 40. Na época, pensamos que devíamos sair das salas para discutir, com a sociedade, os temas relacionados às nossas atividades. A partir daí, tivemos a ideia de homenagear personalidades de fora, que tenham contribuído para a valorização da nossa profissão, como é o caso da SNA, na figura do Antonio Alvarenga. O agronegócio deve muito a ele”, ressaltou Gonçalves.

 

Presidente da SNA, Antonio Alvarenga, recebe homenagem do diretor da AMVERJ Aristeu Pessanha Gonçalves. Foto: Cristina Baran
Presidente da SNA, Antonio Alvarenga, recebe homenagem do diretor da AMVERJ Aristeu Pessanha Gonçalves. Foto: Cristina Baran

A PROFISSÃO E O AGRONEGÓCIO

Na opinião do presidente da AMVERJ, Rogerio Alvares, “economicamente falando, o Brasil ainda está de pé porque deve, especialmente, ao agronegócio, que está ali respondendo, fazendo sua parte de maneira eficaz”. “E a medicina veterinária está inserida neste processo, como um elo de emoção, de amor pelo que se faz, de amor pela profissão”, acrescentou.

Para o diretor da Academia, é importante destacar que as atividades profissionais de sua área são muito amplas. “Mas resumindo: o médico veterinário tem como objetivo zelar pelo bem estar e a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente. Portanto, estamos nesta cadeia integrada. Com a ajuda de outras instituições, a exemplo da SNA, nossa parceira (da Academia) há quase oito anos, estamos conseguindo melhorar a imagem pública da nossa profissão”, disse Gonçalves.

Durante breve pronunciamento na Câmara, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura agradeceu a homenagem. “Sinto-me muito honrado por receber o título de membro benemérito da AMVERJ. A SNA trabalha há 119 anos com foco na educação e informação voltadas para o agronegócio. Temos um campus educacional na Avenida Brasil, onde promovemos um dos melhores cursos de Medicina Veterinária do País, em parceria com a Universidade Castelo Branco. Neste espaço privilegiado, ministramos também diversos cursos práticos voltados para o agronegócio. Mantemos duas revistas, A Lavoura e Animal Business Brasil, e temos uma intensa atividade de divulgação na internet”, informou Antonio Alvarenga.

Ele ainda aproveitou a ocasião para destacar a importância do agronegócio para a economia brasileira: “O Brasil exporta mais de US$ 90 bilhões em produtos agropecuários. Imaginem o que seria de nossa economia se não fossem as exportações do agronegócio.  A população mundial continua crescendo e precisaremos alimentar os novos habitantes do planeta.  Cabe ao Brasil atender a essa demanda”, alerta o presidente da SNA.

 

Vereadora Leila do Flamengo, que conduziu a sessão de homenagem ao presidente da SNA, Antonio Alvarenga, ao lado da editora da revista A Lavoura, Cristina Baran. Foto: Divulgação
Vereadora Leila do Flamengo (ao centro), que conduziu a sessão de homenagem ao presidente da SNA, Antonio Alvarenga, ao lado da editora da revista A Lavoura, Cristina Baran. Foto: Divulgação

PRESENÇAS

Entre várias personalidades ligadas à profissão, ​também ​participaram do ​evento, o presidente da Academia Brasileira de Medicina​ Veterinária Militar (ABMVM), William Ribeiro de Pinho; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Cícero Araújo Pitombo; e o ​acadêmico ​Luiz Octavio Pires Leal, que na sessão representou o presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), Milton Thiago de Mello.

 

Por equipe SNA/RJ

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp