O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, foi agraciado, na última sexta-feira (28), com a medalha da Ordem do Mérito da Medicina Veterinária, no grau de Comendador, durante a sessão de encerramento do seminário “Autocontrole: alternativas para assegurar a saúde pública e animal”, realizado no auditório da SNA. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV) e pela Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet).
A comenda da Ordem do Mérito é concedida a personalidades que se destacam para o engrandecimento da medicina veterinária brasileira e da agropecuária nacional. Na ocasião, também foram homenageados Luiz Octávio Pires Leal, membro titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e editor da revista Animal Business Brasil, e o jornalista Roger Vaz Pires.
Ao agradecer a homenagem, Alvarenga ressaltou que a SNA é a instituição brasileira mais antiga voltada para a promoção do agro nacional, com destaque nas áreas de educação e difusão de tecnologia. “Queremos poder contar com a experiência da Abramvet e da SBMV para que possamos desenvolver e trazer mais tecnologia para o setor agrícola”, disse o presidente da SNA.
Educação e startups
No âmbito educacional, Alvarenga mencionou o trabalho desenvolvido pela SNA Digital, instituição privada de ensino superior, que oferece cursos presenciais e a distância de graduação, pós-graduação e extensão, direcionados ao agronegócio e à Medicina Veterinária.
Ainda na ocasião, Alvarenga apresentou aos participantes do evento a nova frente de atuação da SNA. “Inauguramos, ano passado, um hub de startups chamado SNASH. Atualmente, o Brasil conta com mais de 1.500 startups voltadas para o agro. O hub da SNA inclui agtechs, greentechs, foodtechs e edutechs. Direcionamos dois andares do prédio da instituição para alocar esta nova aposta”.
O seminário realizado na SNA contou com a participação de especialistas que discutiram a importância da Lei nº 14.515, de 29 de dezembro de 2022, aprovada em janeiro deste ano, que determina às empresas atuantes na produção agropecuária a criação de sistemas de autocontrole.
Por Equipe SNA