O índice diário do Cepea registrou queda de 1,12% nos portos brasileiros, recuando para R$ 95,91 o valor médio pago pela saca de 60 quilos nos terminais e trazendo a alta mensal de setembro para 3,55%. Nas praças do interior do País o índice registrou queda de 0,45%, para R$ 89,24/saca, baixando a alta mensal de setembro para 3,91%.
“Com o dólar caindo 0,79% ontem (27/9) e com a queda do prêmio de exportação da soja em Paranaguá, os de Rio Grande e Santos permaneceram inalterados. Isso contrabalanceou a alta de 0,58% da Bolsa de Chicago”, disse o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.
Segundo ele, os gráficos indicam claramente que a alta, que tinha vigorado nos últimos 24 dias, mudou de direção no início desta semana, tanto nos preços de exportação como nos preços no interior do país. Pacheco afirmou que isso ocorre diante da expectativa do mercado sobre os números dos estoques trimestrais, a serem divulgados nesta sexta-feira no novo relatório de oferta e demanda do USDA.
“Este relatório poderá inverter (ou não) as últimas tendências dos preços da soja em Chicago, dependendo do que for anunciado. A expectativa, por enquanto, é de que os estoques deverão ser 30,41% maiores do que os da mesma data do ano passado. Se isto for confirmado, há um grande potencial para pressionar as cotações de Chicago ainda mais para baixo”, disse o analista da T&F.
Fonte: Agrolink