O porto de Itaqui, localizado em São Luís do Maranhão, assinou um acordo com a Autoridade do Canal do Panamá para promover o embarque de grãos e outras cargas na rota comercial entre o norte do Brasil para destinos localizados no Oceano Pacífico. De acordo com Ted Lago, presidente da Administração do Porto de Itaqui, o País irá se beneficiar muito com a parceria.
“Este acordo é muito importante para permitir o manejo de grãos para a Ásia através do canal, proporcionando ainda mais competitividade a Itaqui e já contemplando o crescimento do manejo de grãos pelo Arco norte do Brasil”, comenta o administrador, explicando que o Brasil estará pronto para fortalecer os mercados já existentes, além de buscar novos, mundo afora.
Segundo a Autoridade do Canal do Panamá, o acordo permitirá a promoção do uso das eclusas Panamax para o trânsito de grãos originários do norte do Brasil em direção aos mercados da Ásia. O acordo também irá permitir que o Canal do Panamá e o Porto de Itaqui colaborem em atividades conjuntas de marketing e estudos de mercado de câmbio e informações sobre fluxos comerciais para apoiar programas de modernização e melhoria.
A Autoridade do Canal do Panamá disse que os exportadores brasileiros de grãos estão desfrutando de um aumento considerável nos volumes de embarque. Os navios graneleiros que transportam grãos e outros produtos secos representaram aproximadamente 22,2% dos trânsitos comerciais oceânicos totais do Canal do Panamá durante o ano fiscal de 2018, que abrange o período de 1º de outubro de 2017 a 30 de setembro de 2018.
Fonte: Agrolink