Em solenidade realizada na sede da SNA, no último dia 16/11/23, o presidente Antonio Alvarenga e o diretor jurídico Frederico Grechi, foram agraciados com a medalha/moeda da PF, cunhada pela ADPF (Associação de Delegados da Polícia Federal), para homenagear autoridades e colaboradores que prestigiam e apoiam as atividades da Instituição.
No decorrer da solenidade, conversou-se sobre as atribuições da PF, seus antecedentes históricos e o enquadramento normativo que lhe deu a Constituição de 1988. Todos concordaram que o desempenho dos milhares de integrantes, país afora, que compõem o efetivo distribuído pelas superintendências, contribuiu sobremaneira para o fortalecimento de outras instituições e do próprio regime democrático do qual fazem parte.
Estiveram presentes os Delegados Federais Dr. Antonio Elias Ordacgy Junior (Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro) e o Dr. Rafael Potsch Andreata (ex-Diretor-Presidente Regional da ADPF/RJ e ex-chefe do Núcleo de Operações da PF), o ex-Deputado Federal Dr. Paulo Ganime, o Advogado Geral da União e Professor da SNA Digital, Dr. Luís Cláudio Martins de Araújo.
Também prestigiaram o encontro os diretores da SNA Thomás Tosta de Sá, Francisco Villela, além do vice-presidente da entidade, Hélio Sirimarco. O Presidente Antonio Alvarenga agradeceu a láurea, em nome de todo o quadro de funcionários e colaboradores, além de salientar que os entes da sociedade civil reconhecem e admiram a atuação da PF, não só como órgão de polícia, mas também na proteção dos direitos básicos do cidadão, cuja proteção depende do minucioso e abnegado trabalho de investigação e prevenção da instituição.
Frederico Grechi ecoou as palavras de Alvarenga e se disse honrado em receber a comenda, já concedida, conforme lembrou, a nomes de projeção da vida pública nacional.