O plantio de soja da safra 2015/16 do Brasil avançou para 20% da área total prevista, ainda bastante atrasado em relação a média dos últimos cinco anos, que é de 30%, em decorrência de uma falta de chuvas no Centro-Oeste, disse nesta sexta-feira a consultoria AgRural.
“A movimentação das máquinas seguiu lenta em boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste nesta semana. Com pouca umidade no solo e altas temperaturas, a previsão de chuva para os próximos dias não foi suficiente para as plantadeiras voltarem com força à ativa”, disse a consultoria, em relatório semanal.
Em Mato Grosso, principal Estado produtor de soja, o plantio atingiu 20% da área contra 14% na semana passada, 19% um ano atrás e 52% da média de cinco anos.
Situação bem diferente vivem os produtores de soja do Paraná, onde chuvas abundantes relacionadas ao fenômeno El Niño têm garantido boa umidade no solo para a germinação das sementes.
“No oeste (do Paraná), onde a semeadura está praticamente concluída, a semana foi de sol e, agora, a previsão de chuva no fim de semana anima os produtores”, disse a AgRural.
O plantio de soja do Paraná já alcançou 57% contra 42% na semana passada, 44% um ano atrás e 47% na média de cinco anos.
Fonte: Reuters