Agricultores brasileiros plantaram cerca de um milhão de hectares de soja por dia durante a semana passada, quase recuperando os atrasos para a nova safra de grãos, informou a consultoria AgRural em relatório nesta segunda-feira.
A AgRural relatou que o plantio de soja no Brasil avançou em uma semana de 23% da área para 42% em 29 de outubro, com os agricultores trabalhando nos campos em ritmo vertiginoso, depois que as chuvas forneceram a umidade do solo necessária para o progresso.
O percentual atual de plantio já se aproxima da média histórica de 44% nesta época do ano.
A analista de grãos da AgRural, Daniele Siqueira, indicou que as condições melhoraram muito para o plantio na maioria das regiões do País, mas é preciso mais umidade no Paraná, segundo maior produtor de soja depois do Mato Grosso. A nova safra de grãos do Brasil atrasou por condições mais secas que o normal neste ano.
Embora os agricultores possam recuperar-se do atraso no plantio da soja, outras lavouras que normalmente são plantadas após a colheita da soja, no sistema de rotação tradicional no País, podem sofrer e ficar expostas a condições menos favoráveis, como o milho e o algodão.
Reuters