Segundo relatório do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná divulgado nesta terça (28/11), 99% da área destinada ao plantio do feijão da primeira safra já foi finalizado pelos produtores, o que totaliza 193.801 hectares. Cerca de 73% da safra de feijão 2017/2018 está em boas condições, 23% em condições médias e apenas 5% em condições ruins.
Além disso, 35% do feijão primeira safra está em fase de desenvolvimento vegetativo, 26% em floração, 25% em frutificação, 13% em maturação e apenas 1% em germinação.
As condições das lavouras em Campo Mourão, Apucarana e Paranavaí estão classificadas como boas, segundo o relatório. Em contrapartida, Pato Branco, cidade localizada no sudoeste do Paraná segue com 30% da lavoura em estado ruim, isso porque a região tem enfrentado excesso de chuva há mais de dois meses. Embora a região sudoeste não tenha uma área significativa no feijão de primeira safra, a oferta na região será bastante prejudicada, uma vez que muitos produtores desistiram de plantar o feijão, substituindo por soja.
Fonte: Deral