Plantio da nova safra de trigo se inicia com queda na área prevista

Pesquisadores do CEPEA avaliam que um aumento na produção vai depender da produtividade, que, por enquanto, está estimada para compensar a redução de área e gerar oferta maior em 2025 – Foto: Canva

Os avanços mais contidos nos preços do trigo para o produtor em relação ao mercado atacadista devem limitar a atratividade do plantio do cereal na temporada deste ano. A Conab já estima uma área menor do que a de 2024. Assim, pesquisadores do CEPEA avaliam que um aumento na produção vai depender da produtividade, que, por enquanto, está estimada para compensar a redução de área e gerar oferta maior em 2025.

Segundo dados da Conab, o plantio da safra de 2025 foi iniciada em Goiás e Minas Gerais. Já nos principais estados produtores, como Paraná e Rio Grande do Sul, as atividades devem começar apenas entre maio e junho. No relatório deste mês, a Conab indica uma diminuição de 9,30% na área destinada à cultura em 2025, para 2.77 milhões de hectares.

A produtividade nacional está estimada em 3,06 tonelada/hectare, em média, 18,50% maior que a de 2024, o que contribuiria para uma produção de 8.47 milhões de toneladas, 7,40% acima da do ano anterior.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp