PIB deve crescer 4,80% em 2021 segundo o Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira a análise trimestral da economia brasileira, mantendo a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,80% em 2021.

Segundo os dados divulgados pelo Ipea, os pesquisadores estimam um crescimento interanual de 4,60% no terceiro trimestre deste ano. A recuperação da economia está atrelada ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e à melhora da dinâmica epidemiológica.

Para 2022, a estimativa de crescimento acumulado do PIB foi revisada de 2% para 1,80%. Essa alteração, segundo o Ipea, se deu por conta do cenário macroeconômico, com a persistência da inflação em patamar elevado, impactando o poder de compra da população.

A análise também considerou a consequente necessidade de um aperto monetário maior do que o esperado, diante do atual cenário. Em agosto, o endividamento das famílias brasileiras atingiu o pico histórico.

Por outro lado, o crescimento robusto do setor agropecuário e o aumento da disponibilidade de caixa dos governos estaduais, que poderá ser utilizado para ampliar os investimentos, contribuíram para que a revisão para o próximo ano tenha sido pouco significativa.

 

 

Fonte: Agrolink

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp