PIB Agro: soja pressionou no primeiro trimestre e acumulado de 2022 ainda deve ser de alta

A produção de soja pressionou o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre de 2022, que registrou queda de 0,90% em relação ao quarto trimestre de 2021 e de 8% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. A avaliação é do coordenador de Inteligência de Mercado da StoneX, Vitor Andrioli.

“A produção foi bastante afetada pela estiagem, especialmente no Sul, e como a cultura é uma das principais do agro brasileiro, acaba dando esse viés negativo”.

O analista afirmou que a oleaginosa prejudicou a expectativa de crescimento do PIB Agro no acumulado de 2022, mas a StoneX ainda estima um crescimento entre 1% e 1,50%.

“Principalmente porque ainda se espera uma safra total de grãos mais forte”, disse Andrioli. Ele lembrou que as previsões para a safrinha de milho ainda são positivas. Os dados da safra de inverno aparecem entre o segundo e o terceiro trimestres.

Um ponto de atenção, segundo o analista, é o clima no País. “Vai ser um fator de definição do resultado de outras culturas, em especial o café”.

“Já houve preocupações com o risco de geadas na última frente fria, em maio, e agora vamos continuar acompanhando indicativos. As previsões apontam para continuidade do La Niña no inverno do Hemisfério Sul”.

 

Fonte: Broadcast Agro

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp