Pesquisa lista “plantas do futuro” no Brasil

“Nós temos um manancial de espécies muito grande a ser explorado ainda. Se a gente não conhecer, não tem como utilizar. Você só consegue usar aquilo que conhece”. A afirmação é do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Roberto Vieira, que trabalhou no lançamento de um livro que lista 177 espécies nativas da região Centro-Oeste com grande potencial econômico.

Segundo o pesquisador, o objetivo é explorar a rica biodiversidade brasileira “ainda tão pouco conhecida”. Para Vieira, é preciso estimular as espécies de plantas nativas para não correr o risco de perdê-las, sendo que muitas têm potencial para serem utilizadas como alimentos, cosméticos, e até mesmo como medicamentos.

“A ideia era fazer portfólios para cada espécie. Temos no livro desde a parte botânica à descrição da planta, quais os seus sinônimos, seus principais usos e boas ilustrações”, descreveu o pesquisador. Ele informou que o livro foi dividido em categorias alimentícias, aromáticas, medicinais, forrageiras e ornamentais, com tópicos abordando a conservação e a propagação das espécies.

Este é o segundo volume de uma série publicada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre “plantas para o futuro de cada região”, sendo que a primeira obra abordou as espécies nativas da região sul. “São plantas que possuem um potencial muito grande, mas nós ainda não dominamos toda a tecnologia de produção ou manejo, contrastando com as espécies já cultivadas”, disse Vieira.

“Às vezes aparece alguns produtores querendo viabilizar e comercializar esses produtos, mas esbarram em gargalos que a pesquisa pode solucionar. São cadeias produtivas que precisam de fato ser estruturadas”, disse.

O livro está disponível para download na página do MMA na internet.

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp