Pecuária de leite favorece retomada da industrialização no Rio

Secretário de Agricultura do Rio, Alberto Mofati, e Antonio Alvarenga, presidente da SNA

Em reunião com a diretoria na Sociedade Nacional de Agricultura, o secretário de Agricultura do Rio de Janeiro, Alberto Mofati, falou sobre o crescimento da pecuária de leite no Rio, a partir das mudanças da legislação tributária – que resultaram em percentual zero de incidência do ICMS em toda a cadeia de lácteos. “Esse é um dos fatores responsáveis pelo processo de retomada da industrialização no estado” – declarou o secretário.

“O preço do leite no Rio é um dos melhores do Brasil. As perspectivas para o setor voltaram a atrair empresas de porte como a Nestlé e a BR Foods” – ressaltou Mofati, que destacou ainda a realização do projeto de genética bovina leiteira, para o melhoramento da qualidade do rebanho, onde os produtores tem financiamento subsidiado com juros de 2% ao ano.

Para o secretário, a agricultura do Rio mostra sinais de pleno desenvolvimento. “Avançamos em infraestrutura. Estamos investindo em melhoria de estradas, compra de maquinário, saneamento rural, recuperação ambiental, incluindo o plantio de florestas, e recuperação de áreas rurais degradadas, sobretudo na região serrana, onde a produção agrícola foi seriamente afetada pelas fortes chuvas. Com recursos do Banco Mundial, estamos promovendo o financiamento sustentável da agricultura”.

Mofati: "Precisamos de uma agropecuária fortalecida"

Após destacar o incremento dos setores de fruticultura, floricultura, proteína animal e produção de hortaliças, Mofati reconheceu que ainda existem alguns gargalos a serem superados, como a gestão da agricultura orgânica e a melhoria da qualidade do rebanho comercial. “Precisamos ter uma agropecuária fortalecida e há muita coisa a fazer” – acrescentou o secretário, que ressaltou ainda a realização de concursos públicos para a contratação de um maior número de profissionais.

O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, e o secretário Alberto Mofati acertaram a realização de um novo encontro na sede da SNA, onde deverão ser discutidas possíveis colaborações e parcerias da instituição nos programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp