A safra de soja do Paraná 2020/21 foi estimada nesta quinta-feira em 20.47 milhões de toneladas, praticamente estável em relação a estimativa de outubro, apesar das preocupações com chuvas irregulares ao longo do último mês. A informação é do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão do governo do estado.
Segundo o Deral, a estimativa indica ainda uma queda de 1% em relação à safra colhida no ano passado no segundo maior estado produtor da oleaginosa do Brasil, atrás de Mato Grosso.
Após um atraso inicial, o plantio de soja está praticamente concluído no Paraná, informou esta semana o órgão estadual.
A projeção da primeira safra de milho foi reduzida levemente para 3.39 milhões de toneladas, contra 3.46 milhões de toneladas em outubro, versus 3.56 milhões de toneladas em 2019/20.
A safra de trigo do Paraná deste ano foi ajustada para 3.05 milhões de toneladas, contra 3.13 milhões de toneladas da estimativa de outubro, registrando um expressivo aumento 43% em relação a 2019, quando a colheita foi atingida por intempéries climáticas no principal produtor brasileiro do cereal.
Já a segunda safra de milho 2019/20 foi estimada em 11.66 milhões de toneladas, estável em relação à estimativa de outubro, mas registrando queda de 12% na comparação anual.
Reuters