Em novembro o preço médio da caixa de ovos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias), aumentou 6% sobre o mês anterior e ficou em R$ 59,08. Em relação ao preço médio alcançado em novembro do ano passado o incremento chegou a quase 62%. Mas sempre é bom lembrar que lá, o produtor recebeu o terceiro pior preço do ano.
O preço do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, alcançou R$ 35,38, registrando aumento de 2,7% em relação ao mês anterior, outubro de 2015. Em relação a novembro de 2014 houve aumento de 22,4%.
Com a maior evolução mensal no preço da caixa de ovos, houve boa melhora no poder de compra do avicultor. Enquanto em outubro foram necessárias 10,3 caixas de ovos para adquirir a tonelada do cereal, em novembro o volume caiu para 10 caixas, melhorando em 3,3% a capacidade de compra mensal.
Em doze meses o poder de compra do avicultor registrou ganho de 32,3% devido à grande recuperação no preço da caixa de ovos em relação ao ano passado. E, na comparação com a média histórica levantada no período entre 2010 e 2014, o poder de compra do produtor de ovos é 36,8% superior.
Os preços médios do milho e ovo nesses primeiros dias de dezembro sugerem pequena perda no poder de compra mensal do avicultor. Mas, ainda assim, será melhor que a média anual e histórica.
Fonte: AviSite