O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, confirmou o início das atividades do novo terminal portuário do município de Porto Murtinho. Segundo o executivo, as exportações deverão começar em 24 de fevereiro.
“Esse projeto é fruto de um trabalho e incentivo que oferecemos para potencializar uma atividade portuária nova, que inclui investimentos em bioceânica, hidrovias e ferrovias, para destravar esse modal logístico”, disse Azambuja durante a abertura do Showtec 2020.
Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), esse é só o começo do avanço logístico no estado.
“Temos uma série de necessidades logísticas, mas a exploração das hidrovias foi por muito tempo um grande anseio dos produtores rurais. Precisamos de adequações rodoviárias e também de investimentos em ferrovias, ações que vão deixar nosso estado muito mais competitivo, levando em consideração sua localização estratégia e sua produção de qualidade”, disse o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.
Com início nas exportações, a FV Cereais se consolidará com um dos maiores exportadores do estado. Atualmente com sede em Dourados, a empresa já exporta cerca de 1.2 milhão de toneladas de soja e milho por ano. Agora, com o investimento no terminal foi de R$ 110 milhões, o grupo terá capacidade para movimentar dois milhões de toneladas/ano de grãos e açúcar.
Para aproveitar as embarcações que vão percorrer a América do Sul, o grupo vai importar fertilizantes do Uruguai. Uma remessa experimental já foi realizada em 2018, quando trouxeram 2.000 toneladas do produto e economizaram cerca de 8% em comparação com a importação via Porto de Paranaguá, no Paraná.
Agrolink